Saiba como foi criado o Modo Zombies para série Call of Duty!

por Call of Duty Brasil

Em uma palestra destinada a desenvolvedores, ocorrida no evento DICE Developer Summit, em Las Vegas no último dia 4, Mark Lamia, o Estúdio Head da Treyarch, revelou como ele e sua equipe criaram o famoso modo Zombies visto desde World at War na série Call of Duty, e que se consagrou em Black Ops.

Black-Ops-2-zombies-seigeEm sua palestra, que durou aproximadamente vinte e seis minutos, Lamia contou que durante o desenvolvimento de World at War, um pequeno grupo de programadores estava utilizando suas horas vagas para criação de um novo protótipo chamado Nazi Zombies, apenas por diversão. Porém, em contrapartida, a equipe de Mark neste momento passava por um momento de muita pressão, devido as altas expectativas da Activision sobre o Projeto. Nesta altura Call of Duty Modern Warfare já havia sido lançado, levando a franquia a novos patamares. E o próximo jogo não poderia sair por menos. Como Zombies não se encaixava bem no contexto existente de Call of Duty, e com o tempo curto para entregar o projeto, Lamia advertiu sua equipe, dizendo para se concentrarem no jogo principal, e deixar de lado o protótipo Zombies. Durante o evento Mark Lamia descreveu este momento como  ” Algo que poderia ter sido o maior erro de minha carreira” .

No final, ele se acalmou e decidiu experimentar o próprio modo antes de bater o martelo final. Por sorte, Lamia acabou se divertindo e foi capaz de enxergar seu potencial. Agora o próximo desafio então seria convencer os altos executivos da Activision a aprovar tal idéia. A equipe seguiu trabalhando em segundo plano no projeto, enquanto Mark ao invés de apresentar oficialmente o novo modo aos seus Chefes, preferiu dizer o quanto divertido estava sendo jogá-lo. A informação se propagou rapidamente, e não demorou para que os Zombies começassem a infectar a todos os envolvidos com o projeto.

 

nuketown

Por outro lado, o pessoal do Marketing e Relações Públicas, demonstravam dificuldade em absorver toda esta novidade. Estavam confusos sobre como fazer a fusão entre os Zumbis e o jogo convencional e poder torná-lo um produto único. Naquela época, em 2008, Lamia estava triste tentando vender a idéia dos Zombies, era como se ele pudesse ser engolido a qualquer momento por um tubarão. Por isto que o modo foi inserido em World at War como um Easter Egg, somente podendo ser acessado pelos jogadores após o fechamento da campanha principal.

Finalmente, o Modo Zombies se tornou tão popular que foi desbloqueado através de um patch. A Ficção em torno do universo Zombie evoluiu ao longo do tempo, sendo impulsionado em grande parte pelos próprios fãs e suas especulações, que eram vistas comumente em mensagens publicadas nos canais sociais da franquia.

Mesmo com a chegada de Black Ops, o modo Zombies, embora mais elaborado e ocupando um papel maior dentro do game, seguiu sem divulgação por parte das Relações Públicas e pela equipe de Marketing. Lamia descreveu isto como uma benção disfarçada, uma vez que deu aos fãs uma forma de continuar interagindo com o jogo em um sentido mais viral. Mais ou menos como o próprio vírus Zumbi.

Lamia não revelou quaisquer detalhes sobre que tipo de Call of Duty a Treyarch irá lançar neste ano, mas, dada a natureza da conversa, é seguro assumir que haverá Zumbis!

Deixe um comentário =)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.